Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mais Mulher

Para valorizar a mulher e elevar a sua autoestima

Mais Mulher

Para valorizar a mulher e elevar a sua autoestima

Estudo revela diminuição de casos de VBG em Cabo Verde, mas clama melhorias no apoio às vitimas.

26.11.19

violenciadomesticafotomarcossantos002-marcos-santo

Imagem: Reprodução internet

No dia em que se celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher, o ICIEG divulga estudo que aponta diminuição de casos de Violência Baseada no Género, em Cabo Verde.

2012 foi o ano em que se registou maior número de casos de Violência contra a mulher, 19, sendo que em 2014 foram 15 casos, 2017 onze casos e em 2018 foram registados oito casos.

O estudo sobre feminicídio divulgado esta segunda-feira, 25 de novembro, chama atenção para uma melhor articulação da rede de proteção às vítimas.

Apesar da diminuição de casos de VBG no país, nalgumas ilhas os casos aumentaram, avançou o Sociólogo Rady Lima. “Em São Filipe a VBG aumentou cerca de 42% de 2017 para 2018, isto leva sim a feminicídio”.

O estudo que tem como finalidade facilitar a articulação das ações de prevenção, melhorar e alargar os serviços de apoio a vítimas da VBG e de fortalecer as respostas institucionais, foi financiado pelo PNUD.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra a Mulher foi criado pela ONU há 20 anos, com o propósito de denunciar a violência contra as mulheres no mundo e exigir políticas para sua erradicação. O dia 25 de novembro, marca também o inicio da campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Com Inforpress